O Programa Geral do Curso

Capítulo I – Eros – Mito, Arquétipo e Natureza
Estudo sobre as origens míticas de Eros, suas transformações e metamorfoses na Mitologia Grega. Estudo dos mitos de Narciso e Eco, Édipo e Sísifo. Sobre as bases filosóficas do conceito de Libido em Freud e Jung. Libido como Energia Psíquica. Os arquétipos sexuais e as quatro faces de Eros e sexualidade no Processo de Individuação.

Capítulo II – Amor – Encontros,  encantos e desencontros
Discussão do conto Eros e Psique, as bases míticas do amor e do relacionamento, discussão sobre temas como: casamento, traição, abandono, os fundamentos da falta, ciúmes e o medo da perda, solidão e relação, incesto e a traição da alma. Sobre o amor parental e o filho pródigo, incesto e o medo de amar, a ferida do incesto, rejeição e traição. Sobre as núpcias alquímicas e o amor. Eros e Psique como opus. Eros e Pathos.

Capítulo III – Sexualidade -  Instinto, pulsão e desejo
Discussão a sexualidade humana a partir do Eros da Sexualização do mundo, a vida Epicurista. Outros temas como: Pornografia, nudez, o afeto homo-erótico, pedofilia, inocência e perversão, virgem-prostituta, Paixão-Dor as aflições da alma, Priapismo e Ereção, A função e natureza do Orgasmo, Mistérios fálicos e vaginais. Ninfas e Sereias.

Capítulo IV – Sobre A Alma Imoral e o Corpo Sagrado
Discutir sobre a obra “A alma imoral” e “O corpo território do Sagrado” na sabedoria ocidental a partir da idéia do Corpo Erótico e a experiência da Alma. 

Postagens mais visitadas deste blog

Objetivo Geral do Curso

Considerações Iniciais