Considerações Iniciais



Dedicaremos o ano de 2012 ao estudo do tema: Eros, Amor e Sexualidade em um  programa de estudo que tem por base aspectos fundamentais da Psicologia Analítica de C. G. Jung e diferentes textos de diversos outros autores afins à linha de trabalho escolhida.
O tema, cuja divergência no entendimento representou uma das razões da dissidência entre a Freud e Jung  é, por si só, polêmico, desafiante e é por isso que queremos sistematizar e aprofundar esse estudo de grande importância no âmbito da Psicologia Analítica.
Entendo que, baseado no modelo teórico adotado precisamos saber o que realmente queremos dizer, a partir da ótica junguiana, quando nos referimos à Eros, Amor e Sexualidade e qual a importância e significação no Processo de Individuação. Como articular a doutrina dos arquétipos e inconsciente coletivo a esses itens e, da mesma forma, integrar a mitologia, filosofia e alquimia é o que queremos saber e é como queremos estudar.
Nesse particular, não é nossa intenção estabelecer qualquer análise ou estudo comparativo com a Teoria de Freud ou de qualquer outro autor tendo em vista que o objetivo do estudo é sistematizar e conceituar as bases do entendimento, do ponto de vista junguiano, sobre os temas em questão. Ainda que óbvio, cabe ressaltar que a base estudo é a discussão na produção desse conhecimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Objetivo Geral do Curso